terça-feira, 22 de setembro de 2009

Passeio ao Vale do Tua

A associação Campo Aberto está a organizar uma caminhada ao longo da Linha do Tua para o dia 4 de Outubro. Esta será uma boa oportunidade para conhecer um dos troços mais emblemáticos da linha, uma vez que a caminhada se estende de Foz Tua a S. Lourenço, numa distância aproximada de 16 quilómetros. É também esta a zona que corre o risco de ficar submersa caso não se consiga parar a onde de pseudodesenvolvimento que nos tentam impingir.
Fazem também parte do programa uma visita às termas de S. Lourenço, um lanche típico no Hotel Rural de Pombal e uma visita ao Castelo de Ansiães. Cada um destes locais tem interesse mais do que suficiente para justificar uma visita, mas a possibilidade de contar com a companhia de um grupo alargado de pessoas e alguns conhecedores como guias são também razões para não se perder esta oportunidade.

O programa (já com algumas afinações) é o seguinte:
  • 07h15 Encontro junto ao café Velásquez, na Praça Francisco Sá Carneiro, no Porto
  • 07h30 Saída do Porto de camioneta
  • 10h15-14h45 Caminhada ao longo da linha do Tua desde a estação Foz-Tua até São Lourenço (~16Km). O almoço será realizado numa paragem a meio da caminhada em regime de piquenique (a cargo dos participantes)
  • 15h00 Visita guiada e banho nas termas de São Lourenço.
  • 16h00 Lanche típico* (a cargo da organização) no Hotel Rural de Pombal. Venda de produtos tradicionais locais.
  • 17h30 Visita guiada ao Castelo de Carrazeda de Ansiães.
  • 18h00-20h30 Regresso de camioneta ao Porto

Esta caminhada conta com o apoio do Movimento Cívico pela Linha do Tua que vai também participar. Eu também espero estar presente, pelo menos na caminhada.
Para as inscrições e mais informação deve ser consultado o sítio web da associação Campo Aberto
http://www.campoaberto.pt

Mapa da Linha

Deixo também um pequeno vídeo com imagens dos primeiros 4 quilómetros do percurso pedestre.


Sem comentários: