segunda-feira, 31 de maio de 2010

cara de Pereiros

Quando no ano passado publiquei uma fotografia de uma bonita varanda em Pereiros, uma leitora atenta chamou a atenção para a existência, na mesma habitação, de uma cara talhada no granito conhecida como a "cara de Pereiros". Na minha seguinte visita à aldeia procurei a dita cara e não me foi difícil encontrá-la. Curiosamente situações semelhantes acontecem em muitas das aldeias do concelho, como mostrarei em breve a respeito de Mogo de Malta.

2 comentários:

Hernâni Fidalgo disse...

Essa é a Travessa Cândido dos Reis, a rua dos meus pais! Existem duas "caras" nos Pereiros, esta e outra mais visível na rua Cândido dos Reis, a rua principal. Lá mais para a frente queria publicar no meu blog alguma coisa sobre a arquitectura tradicional. Os Pereiros têm algumas casas tradicionais interessantes com as suas varandas típicas da arquitectura da região do Douro. Neste caso a decoração é muito interessante pelo seu revivalismo do século XIX.

AG disse...

Obrigado pelos esclarecimentos Hernâni. Não sei se a outra "cara" de que falas é a fotografia que já publiquei em tempos aqui.
Realmente esta casa chama a atenção, também pelo colorido invulgar. Gosto muito de fotografar as casas em granito e Pereiros e Codeçais são os meus ambientes favoritos.