quarta-feira, 30 de maio de 2012

O moinho de vento, em Carrazeda de Ansiães

O moinho de vento, em Carrazeda de Ansiães, há muito que "vigia" quem entra na vila, da sua posição altaneira. A idade deu-lhe estatuto que estendeu às casas em redor, o Bairro do Moinho do Vento. Eu sempre o conheci assim e lembro-me de lhe ter feito uma "visita de estudo" num dos anos seguintes à revolução dos cravos, era ainda criança. A sua ruína talvez até nem seja muito antiga, uma vez que muitas pessoas ainda dele têm memória.
Foi pertença do Dr. Orlando e, posteriormente adquirido pela Câmara Municipal. Mesmo em tempo de crise, houve vontade e coragem para a sua recuperação. As obras estão praticamente concluídas, faltando apenas as velas.
Esta fotografia foi ficando aqui esquecida no computador, mas, quando no domingo passado visitei o interior do moinho, pude verificar que está operacional, falta apenas captar a energia para fazer rodar toda a engrenagem.  Só no domingo teve mais de 200 visitantes, foi, portanto, uma abertura em grande.
Há ruínas de outro moinho de vento em Mogo de Malta e, ao contrário do que se diz por aí, no alto do castelo, em Vilarinho da Castanheira também ainda conserva a estrutura de um antigo moinho de vento. Nas terras vizinhas, apenas conheço estruturas semelhantes na Lousa, concelho de Torre de Moncorvo.

2 comentários:

Hernâni Fidalgo disse...

Até que enfim recuperaram o velho moinho de vento, tenho de o ver com as sua velas a girar!
Há muitos anos, na Assembleia Municipal, tinha proposto exactamente isso!
Que belo postal de entrada para Carrazeda.

Hernâni

Armando Ferreira disse...

Boa tarde,
Da leitura do post ficou a dúvida se a recuperação deste moinho inclui a sua colocação em condições de funcionamento e se assim for, se tal será através da forma tradicional (vento) ou de outra forma de energia (eléctrica). Seria possível esclarecer?
Obrigado desde já.
Cumprimentos.