sábado, 9 de junho de 2012

III Passeio Pedestre - 27 de Maio

 Depois de se terem realizado uma série de caminhadas no concelho, durante os meses de Abril e Maio, o grupo de adeptos das caminhadas foi engrossando e era esperado um bom número de pessoas para o III Passeio Pedestre da Junta de Freguesia de Carrazeda de Ansiães, esta ano estendendo-se a Fontelonga, também com o apoio da Junta de Freguesia local. Devo salientar, desde já, que a organização deste evento se fez de forma distinta das anteriores que aqui tenho mostrado, quase todas organizadas pela Câmara Municipal. A Junta de Freguesia de Carrazeda de Ansiães já organizou Passeios Pedestres em anos anteriores e, por isso, já tinha alguma experiência na planificação destes eventos.
Nos dias anteriores já se sabia que o número de participantes seria elevado, ultrapassando o número de participantes dos anos anteriores e surpreendendo até a própria organização. Foi necessário proceder a alguns ajustes na logística para que não faltasse nada no que seria um excelente manhã por terras de Ansiães.
 A concentração aconteceu na Junta de Freguesia de Carrazeda. O grupo habitual estava presente, mas desta vez havia muito mais gente. Foram dadas algumas instruções e fornecido um esboço do percurso a fazer. Não se tratou de nenhum Trilho com marcações definitivas mas de um percurso delineado de propósito para o passeio.
Descemos da fundo da vila e dali ao Moinho de Vento. Foi pena ainda não ter as velas, pois seria uma inauguração em grande. Mesmo assim muitos aproveitaram para entrar no moinho e ver toda a estrutura que enche quase por completo o interior. À entrada foram distribuídas cerejas!
Descemos à estrada N214 atravessando-a em direção ao ribeiro da Verga. O percurso estendeu-se por uma zona bastante plana em direção a sudoeste entrando nos pomares de macieiras perto da barragem da Barragem de Fontelonga. Foi pena não terem prevista a passagem junto da barragem, talvez até visitar a fraga das ferraduras, ali próxima. Mesmo sem estes atrativos a paisagem estava fantástica e em o estado do tempo instável perturbava a caminhada.
 Numa curva do percurso esperava-nos o reforço. Sumo, fruta, água, sandes e madalenas eram os géneros  disponíveis. A paragem foi curta e o grupo não chegou a juntar-se. À medida que chegaram partiam em grupos mais pequenos, com dois percursos alternativos: um de 9 quilómetros, outro de 12 quilómetros. Optei pelo mais longo e acho que fiz uma boa escolha. À medida que o caminho se aproximava de Selores, foi percorrendo áreas mais arborizadas, com pinheiros e giestas em flor. À distância via-se o castelo de Ansiães vigilante do vale do Douro, fronteira to território do concelho. Foi a parte do percurso que mais apreciei.
Ao som de cânticos dos escuteiros seguimos até que o caminho fletiu para sueste, ao encontro da estrada Fontelonga - Besteiros. Foi percorrendo esta estrada que atingimos a aldeia. Embora o percurso fosse agora ascendente, quase não se deu por isso.
Atravessámos a aldeia para seguirmos depois em direção ao pinocro, que em Fontelonga dizem pinoco!
A azáfama já era grande com os preparativos para dar de comer a mais de 220 pessoas. Os assadores já estavam acessos e as mesas e cadeiras preparadas. Formaram-se filas para o caldo verde, para a feijoada e para a carne assada. O vinho era bom, o ambiente animado e a companhia bem disposta. Não faltou mesmo a música pimba para dar o ambiente de um arraial.
Estão de parabéns os organizadores do evento. Conseguiram mobilizar um grande número de participantes e tudo correu às mil maravilhas. O Sr. presidente da Junta de Freguesia de Carrazeda (com raízes em Fontelonga) mostrou-se bastante satisfeito com adesão e com a forma como tudo decorreu. As experiência de partilha da organização com Fontelonga foi positiva proporcionando além da caminhada momentos de convívio entre pessoas de vários pontos do concelho e de várias faixas etárias. Esta foi a caminhada que teve gente mais jovem, de todas as que participei.
GPSies - Carrazeda_Pinoco

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho que esta organização se destacou pelo pequeno almoço, e pelas grandes explicações dados sobre o património, nomeadamente da Igreja Matriz de Fontelonga dedicada a S. Madalena, aprendi imenso.
Então a explicação efectuada no Pelourinho de Carrazeda de Ansiães foi digna de ser ouvida.
Já para não falar no que aprendi sobre o Moinho de Vento.
Realmente estes foram os grandes destaques de outras organizações...
Enfim as frases e as ideias ficam com quem as transcreve...